Regressar a SALT Social
posters avatar
David
Tue Jan 14 2025

Uma vez guardado, guardas sempre?

Podes perder a salvação? É uma questão tão importante com muitas opiniões diferentes, qual é a tua? Lembra-te de tratar toda a gente com respeito 🙂

9 Curtidas
124 Comentários
Melissa's avatar
Melissa

Sim, porque é uma escolha. Deus não te obriga a amá-lo. Se escolheste afastar-te do Espírito Santo, estás a crucificar Jesus novamente. Não vejo como é que alguém se pode afastar depois de ter provado a bondade de Deus. Mas se essa pessoa o fizer, estás a perder a vida eterna pela qual Jesus morreu. É uma escolha. Arrependo-me por causa do seu amor por mim, e não o contrário.

Tue Jan 28 2025
0 ❤️
Melissa's avatar
Melissa

@Melissa Esta é a única maneira de perderes a salvação. É se escolheres não seguir mais Jesus. Para além disso, nada te pode separar do amor de Deus. Uma vez salvo, sempre salvo, a menos que escolhas outra coisa

Tue Jan 28 2025
0 ❤️
Taro's avatar
Taro

Não é o batismo que te salva, é Cristo que te salva. Garanto-te que, se pudesses perder a tua salvação, terias feito tudo o que estivesse ao teu alcance para o fazer. É aqui que Cristo entra. Outra resposta que vejo muito nos meus irmãos e irmãs reformados é: "...Então não foste salvo em primeiro lugar". Agora eu quero saber, quem és tu para fazer este julgamento. As tuas obras não te podem salvar, nem te podem fazer perder a salvação, esta é a Graça Maravilhosa.

Tue Jan 28 2025
1 ❤️
Kaitlyn's avatar
Kaitlyn

A frase "perder a tua salvação" faz-me sempre pensar que a mentalidade é que eu poderia fazer algo tão terrível que "perderia a minha salvação" E eu não acho que isso seja verdade. Jesus morreu pelos nossos pecados e dizem-nos que "nada nos pode separar do amor de Deus" Mas eu acredito que podemos optar por nos afastar de Deus e renunciar a Ele. Então, será que isso é realmente "perder" a salvação? Ele sempre nos escolherá, é uma questão de saber se sempre escolheremos aceitar o seu perdão e a sua salvação.

Tue Jan 28 2025
0 ❤️
Scott's avatar
Scott

Tenho uma irmã que foi salva e baptizada mas que agora nega Cristo e segue o agnosticismo, seja lá o que isso for. Eu acredito que ela está a passar por um momento difícil e que está salva por causa das coisas que li e ouvi. Quero acreditar que Jesus a ama e compreende e sabe exatamente o que está a fazer. Eu também já perdi a fé algumas vezes. É muito louco. Rezo por todos, em nome de Jesus!

Mon Jan 27 2025
1 ❤️
Dave's avatar
Dave

Esta é a coisa mais assustadora que alguma vez ouviste Jesus dizer 😟 Mateus 7:21-23 Nova versão King James 21 "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: "Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome e não fizemos muitas maravilhas em teu nome? 23 E então eu lhes direi: 'Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!

Mon Jan 27 2025
5 ❤️
Lydia's avatar
Lydia

Isto aplica-se a pessoas que NUNCA CONHECERAM Jesus. Significa que se tu JAMAIS conhecesses Jesus, ele te receberia de braços abertos

Mon Jan 27 2025
1 ❤️
Taro's avatar
Taro

Não é verdade. Isto é como responder a uma pergunta retórica. Isto é para mostrar que as pessoas que pensam que as suas obras em nome de Cristo [mas, em última análise, egoístas], podem "comprar" a salvação.

Tue Jan 28 2025
0 ❤️
Sally's avatar
Sally

Mateus 7:21 E também João 14:15-31 Vive Alice do arrependimento !!!

Sun Jan 26 2025
1 ❤️
Evelyn's avatar
Evelyn

Esta é uma questão interessante. Apesar de não podermos perder a nossa salvação como cristãos nascidos de novo... a Bíblia fala de nos desviarmos da fé... essencialmente de nos desviarmos, endurecendo os nossos corações para nos tornarmos mais parecidos com o mundo e menos com Jesus... espero que isto ajude e obrigado por teres publicado o teu post, David.

Sun Jan 26 2025
2 ❤️
Bruno's avatar
Bruno

A salvação não é concedida... o que recebemos foi a oportunidade de nos arrependermos e mudarmos a nossa mente e o nosso comportamento... Até ao fim temos de trabalhar arduamente para viver as nossas vidas segundo os mandamentos de Deus, seguindo o exemplo de Jesus que nunca pecou. Porque o pecado é a transgressão da lei, como escreveu João. 4. Todo aquele que peca habitualmente vive também em rebelião contra a Lei, porque o pecado é a transgressão da Lei. (1 João, 3)

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Kelly's avatar
Kelly

@Bruno De facto. No entanto, as obras que fazemos são uma demonstração *da* nossa salvação, não trabalham *para* a nossa salvação. Jesus fez tudo o que era necessário na cruz, quando disse "Está consumado". Isto também não significa que agora somos perfeitos, por vezes continuamos a pecar. Vivemos sob a Sua graça, mas não devemos ostentá-la (Romanos 6:1-2; 1 João 2:1)

Sat Jan 25 2025
1 ❤️
Bruno's avatar
Bruno

@Kelly De facto, as nossas obras não nos dão a salvação... por isso só nos restam as obras de Deus... que é cumprir os seus mandamentos. " Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos." 1 João 5:3

Tue Jan 28 2025
0 ❤️
Matthias's avatar
Matthias

Sim, fui criado como cristão e aceitei a salvação quando era jovem, mas quando fiz 18 anos converti-me ao sikhismo. Passados 5 anos, Deus falou ao meu coração, não de forma audível, mas a mensagem era clara: "Vejo que queres seguir-me, mas Jesus é o único caminho" Por isso, voltei para Cristo e nunca mais olhei para trás. Definitivamente, eu estava salvo antes de abandonar Cristo pelo Sikhismo. Não me desviei, pensei legitimamente que o Sikhismo era melhor. Deus disse que não e eu voltei para Cristo. Ele deu-me outra oportunidade.

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Sim, uma vez salvo, estás sempre salvo. A menos que tu/eles desistam ativamente da sua salvação. Mas então a questão é mesmo essa: Será que já estavam salvos? Por exemplo, a parábola do semeador.

Fri Jan 24 2025
1 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Não, não podes perder a tua salvação. Trabalhar para a manter é o mesmo que trabalhar para a ganhar. Tens de deixar de confiar em ti próprio para ganhares o teu lugar no Céu. Sinto que esta é uma forma de plantar sementes de dúvida na mente dos cristãos.

Fri Jan 24 2025
3 ❤️
Matthias's avatar
Matthias

@Alethia Acredito que trabalhamos em sinergia com Deus para a nossa salvação, não por causa de qualquer mérito da nossa parte, mas porque Deus decidiu criar uma maneira de aprendermos a obedecer-Lhe, em vez de sermos forçados a isso porque alguns de nós foram programados para acreditar.

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Matthias é suposto obedecermos a Cristo mas não é para ganharmos a salvação. Acredito que, se os crentes agirem em desobediência, serão infelizes. Se não, levanta a questão de saber se estão salvos para começar. Saul, no AT, é um exemplo de alguém que agiu em desobediência a Deus no fim da sua vida e foi por isso que Deus o trouxe para casa

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Matthias's avatar
Matthias

@Alethia Concordo plenamente que não ganhamos a salvação, mas Deus, na sua sabedoria, decidiu delegar-nos o trabalho. O facto de aceitarmos Cristo e fazermos a obra que Ele tem para nós não é motivo para nos vangloriarmos. Adão tinha trabalho a fazer na perfeição do jardim antes da queda. Aceitamos o dom de Deus da salvação e recebemos um bom trabalho para fazer, mas não ganhamos a salvação com isso, mas faz parte do processo de salvação, muitas vezes referido como santificação na teologia protestante.

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Mateus 24:13 "mas aquele que permanecer firme no fim será salvo"

Thu Jan 23 2025
2 ❤️
Sundeeya's avatar
Sundeeya

Perseverança dos santos

Thu Jan 23 2025
1 ❤️
Simon's avatar
Simon

A resposta é simples: sim, mas não. Estás confuso, não é? É por isso que precisamos de ler a palavra de Deus. É da nossa responsabilidade individual eliminar o trabalho de adivinhação. Jesus estava com o Pai desde o início. Veio para defender a lei (10 mandamentos) no novo testamento. Mas também para terminar e completar o nosso acordo com Deus. Então, sim, somos salvos pela graça/fé/conhecimento com o sangue precioso de Cristo. Nós condenamo-nos a nós próprios, mas Cristo veio para nos condenar e mostrar-nos o caminho!

Thu Jan 23 2025
2 ❤️
Ask's avatar
Ask

É bastante assustador ler a maioria destes comentários. Recomendo-te vivamente aulas de discipulado, teologia sistemática e comentários versículo a versículo com contexto. A salvação do Antigo Testamento e do Novo Testamento não é a mesma, etc. Pegar em versículos aleatórios de diferentes áreas da Bíblia Sagrada sem a totalidade dessa mensagem e tudo isso é tirar-lhe o contexto e o significado real. Ninguém deixa de falhar, de pecar ou de cometer erros depois de ter nascido de novo aqui na terra.

Thu Jan 23 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Êxodo 32:33 O próprio Deus diz que, se alguém pecar, apaga o seu nome do livro da vida....O Moisés reza e suplica pelo povo, porque este fez um bezerro de ouro contra as leis de Deus. Uma vez salvo, não estás sempre salvo, se não conseguires... tens de te arrepender dos teus pecados... Acho que o orgulho interior e a imagem pública fazem com que as pessoas se esquivem de voltar a dedicar as suas vidas ao Senhor... Vá lá, quem se importa? Vai para o altar, chama o arrependimento e muda os teus caminhos.

Wed Jan 22 2025
3 ❤️
Matthias's avatar
Matthias

@Milkah Amém. No entanto, esclareço-te que não vivemos na dúvida da nossa salvação. Também não a "perdemos" quando pecamos, como quando perdemos as chaves ou a carteira. Sinto que se faz demasiada diferença entre salvação e santificação. A salvação é instantânea e podemos ter confiança em Cristo, mas também é um processo que dura toda a vida. A santificação não é separada da salvação, mas sim uma parte dela.

Sat Jan 25 2025
1 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

A verdadeira salvação não pode ser perdida.

Wed Jan 22 2025
3 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

É muito triste como os cristãos são ensinados de forma errada! Pergunta ao espírito santo que ele esclarecerá que Deus quer que o sirvamos em espírito e em verdade! (Não te esqueças de que a tua vida é como quiseres, sem mudanças!

Wed Jan 22 2025
4 ❤️
Evelyn's avatar
Evelyn

@Yvette É verdade, Yvette. Obrigado por publicares. Aprecio as tuas ideias. Que o Senhor te abençoe.

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Afon's avatar
Afon

Sim, podes perder se começares a pecar e não te arrependeres, tal como Lúcifer estava no céu e Deus expulsou-o quando ele pecou

Wed Jan 22 2025
3 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Uma vez salvo, sempre salvo - sim! No sentido em que, quando uma pessoa se salva VERDADEIRAMENTE, recebe Cristo e é transformada e nunca se afasta da fé.

Tue Jan 21 2025
4 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Se eles se afastam ou nunca se transformam à semelhança de Cristo, nunca foram salvos para começar.

Tue Jan 21 2025
5 ❤️
James's avatar
James

Estou a crescer na convicção de que podemos "perder" a nossa salvação, no sentido de que temos a liberdade de nos afastarmos de Cristo depois de o termos encontrado verdadeiramente. Acredito na perseverança do coração invencível de Cristo por nós, mas seríamos meros fantoches e autómatos se, uma vez iniciada uma relação, já não tivéssemos a capacidade de a deixar. Ainda estou a aprender esta linha de raciocínio, mas Deus fez-nos com um grande e delicioso livre arbítrio, que pode (tolamente) rejeitá-lo.

Tue Jan 21 2025
4 ❤️
James's avatar
James

O facto de as pessoas fazerem a falsa equivalência de "escolher" Jesus (e, por extensão, deixar Jesus) para ganhar a nossa salvação parece-me ridículo. Se estivermos a afogar-nos no Oceano Pacífico e escolhermos agarrar o bote salva-vidas, seremos merecedores desse ato? Claro que não.

Tue Jan 21 2025
3 ❤️
Benjamin's avatar
Benjamin

@James bem dito James. A nossa salvação não tem a ver connosco, mas com a escolha de Deus. Se o meu filho terreno me virar as costas e nunca mais falar comigo, deixa de ser meu filho? Esta visão arminiana da salvação nega esta parábola e dezenas de escrituras e dilui a plenitude da realização de Cristo.

Wed Jan 22 2025
0 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

@James não há nada que possamos fazer para ganhar a salvação! Deus pesa o sentido do coração, tudo o que podemos fazer é tentar seguir a sua palavra até morrermos ou ele vir buscar-nos. Olha para o esforço!!!

Wed Jan 22 2025
1 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

@Benjamin, isso não muda o amor que tens por ele, mas vai mudar o amor que ele tem por ti, porque ele vai afastar-se de ti ao ponto de não te conhecer!

Wed Jan 22 2025
1 ❤️
Matt's avatar
Matt

o esforço da @Yvette não tem nada a ver com o assunto. Paulo deixou isso bem claro em Gálatas. A salvação é um dom gratuito dado a nós que acreditamos.

Thu Jan 23 2025
0 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

@Matt Sim, Matt, faz um esforço para acreditar! Jesus morreu por ti e por mim, mas se realmente acreditamos, então fazemos algum tipo de esforço, quando acreditas produz fé e depois fazes, fazer algo é colocar esforço, não?

Thu Jan 23 2025
0 ❤️
Matthias's avatar
Matthias

@James Satanás não nos pode arrancar da mão do Pai, mas nós podemos afastar-nos. Eu próprio fiz isso uma vez. Deus perseguiu-me durante 5 anos antes de eu voltar, mas nunca me forçou.

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Tyson's avatar
Tyson

Sim, um cristão pode perder a salvação. Se disseres o contrário, estás essencialmente a dizer que não temos livre arbítrio. Um ser humano pode escolher afastar-se de Deus, mas essa é a forma de "perder" a salvação. Ninguém no mundo antes da Reforma Protestante teria dito que não podes perder a tua salvação lol.

Tue Jan 21 2025
4 ❤️
Benjamin's avatar
Benjamin

@Tyson infelizmente as tuas conclusões são filosóficas e não são bíblicas. Voltaste atrás na TARDIS e descobriste que "ninguém no mundo pensava assim"😂

Tue Jan 21 2025
2 ❤️
Charles's avatar
Charles

@Benjamin, o ensino de que se pode perder a salvação é de facto bíblico. Como Paulo diz aos cristãos judaizantes: Tu, que queres ser justificado pela lei, estás separado de Cristo; afastaste-te da graça. - Gálatas 5:4 Como é que um cristão se afasta da graça se nunca a teve em primeiro lugar? Parece bastante evidente nas Escrituras que a salvação pode ser perdida.

Fri Jan 24 2025
3 ❤️
Tyson's avatar
Tyson

@Benjamin se dizes que não podes perder a tua salvação estás a dizer que não tens livre arbítrio. Podes rejeitar um dom. E dizeres que os meus pontos de vista não são "bíblicos" é estritamente a tua opinião. Mais uma vez, nenhuma igreja alguma vez ensinou que não podes perder a tua salvação. Não preciso de uma máquina do tempo, temos literalmente escritos sobre isto. A visão de "uma vez salvo, sempre salvo" não era defendida por nenhuma igreja até ao século XVI.

Mon Jan 27 2025
1 ❤️
Benjamin's avatar
Benjamin

É muito triste que muitos cristãos vivam na corda bamba por não compreenderem a conclusão da realização de Cristo e optem pela salvação pelas obras, ao estilo das testemunhas de Jeová, por não compreenderem as Escrituras. Há alguns que nunca foram crentes em primeiro lugar, como Judas, mas têm a aparência de ser um cristão. Mas isso é muito diferente da salvação pelas obras ou pelo medo de cometer o pecado imperdoável!

Tue Jan 21 2025
2 ❤️
Matthias's avatar
Matthias

se vais trazer as Testemunhas de Jeová para aqui, deixa-me dizer que, depois de ter estudado a Bíblia e a teologia durante anos, a minha posição é muito semelhante à dos ortodoxos orientais. Embora a minha teologia permaneça firmemente dentro do evangelicalismo protestante não reformado, esta é uma daquelas áreas em que eles acertam. A minha única discordância é que eles acreditam que não se pode saber se se está salvo. Eu acredito que podemos ter confiança na nossa salvação e agradecer a Deus por ela todos os dias.

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Benjamin's avatar
Benjamin

Gálatas 5:1 fala de como podemos deixar de viver no bem da graça de Deus. Se caíres não significa que perdes a salvação. Não é possível "não nascer de novo". Graças a Deus!

Tue Jan 21 2025
2 ❤️
Lee's avatar
Lee

@Benjamin podes explicar Tiago 2:14-26 Assim também a fé, por si só, se não tiver obras, é morta. Presumi que isto significava que podes ser salvo, mas se não mudares a tua vida/obras para te tornares uma pessoa melhor. Não te comprometeste totalmente a ser salvo. Estas são suposições que eu não sou especialista, gostaria de ouvir a tua opinião.

Tue Jan 21 2025
2 ❤️
Matt's avatar
Matt

@Lee ser salvo não tem a ver com empenho e dedicação, é apenas pela fé, pela graça do sangue derramado de Cristo na cruz

Wed Jan 22 2025
2 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

As obras são a prova da tua proclamação de fé. Por causa do Espírito Santo na tua vida, tu "fazes" obras, não por obrigação, mas por causa da tua apreciação do sacrifício de Jesus e do Espírito Santo a trabalhar na tua vida. E a renovação da tua mente.

Fri Jan 24 2025
0 ❤️
Matt's avatar
Matt

Se somos capazes de perder a nossa salvação, qual é o objetivo da graça? O sangue de Jesus é limitado? É condicional? Se fossemos capazes de nos salvar e/ou de nos mantermos salvos, porque é que Jesus morreu?

Tue Jan 21 2025
4 ❤️
Matt's avatar
Matt

João 10:28 "Dou-lhes a vida eterna, e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." Romanos 11:29 "Porque os dons e as vocações de Deus são irrevogáveis." Romanos 8:38-39 "Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os príncipes, nem o presente, nem o porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra coisa em toda a criação nos poderá separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor."

Tue Jan 21 2025
3 ❤️
Gourab's avatar
Gourab

@Matt Grace e todos os versículos bíblicos que mencionaste acima só se aplicam se tomarmos a nossa cruz e seguirmos Jesus diariamente. Não há oração que chegue para o dia de amanhã. É por isso que oramos "Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia 🍞" e não "dá-nos o pão de amanhã". Por isso, na Bíblia diz-se continuamente que deves vigiar todos os dias (Mateus 25:13, Mateus 24:42, Apocalipse 3:16) Por isso, devemos rezar e pedir perdão pelos nossos pecados todos os dias.

Tue Jan 21 2025
1 ❤️
Matt's avatar
Matt

@Gourab, é bom rezar todos os dias, mas não creio que a tua salvação dependa disso.

Tue Jan 21 2025
2 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

@Matt @ livremente@

Wed Jan 22 2025
0 ❤️
Matthias's avatar
Matthias

@Gourab Concordo, mas não se trata de um "Oops! Esqueci-me de rezar hoje. Graças a Deus que não morri num acidente de carro porque não fechei a minha salvação hoje"

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

@Matt Gace quer dizer que ele queria libertar os meus, ninguém lhe disse para escolher, ele escolheu porque tem o poder para o fazer!

Wed Jan 22 2025
1 ❤️
Jackson's avatar
Jackson

A Bíblia adverte os cristãos de que podem "cair da graça" (Gl 5,1-5), ser "cortados" da salvação (Rm 11,18-22), ter seus nomes removidos do Livro da Vida do Cordeiro (Ap 22,19), por cometerem certos pecados e não se arrependerem deles (cf. Ef 5,3-5; 1Cor 6,9; Gl 5,19, Ap 21,6-8).

Mon Jan 20 2025
4 ❤️
Jackson's avatar
Jackson

Não podes ser mais claro do que isso

Mon Jan 20 2025
1 ❤️
Jackson's avatar
Jackson

É muito simples. A Bíblia adverte os cristãos de que podem "cair da graça" (Gal. 5:1-5), ser "cortados" da salvação (Rom. 11:18-22), ter seus nomes removidos do Livro da Vida do Cordeiro (Ap. 22:19), por cometerem certos pecados e não se arrependerem deles (cf. Ef. 5: 3-5; 1Cor. 6:9; Gal. 5:19, Ap. 21:6-8).

Mon Jan 20 2025
0 ❤️
Axel's avatar
Axel

É melhor se não deixares de acreditar

Mon Jan 20 2025
1 ❤️
Jay's avatar
Jay

Não sei, mas digo-te que não podes construir nada com lixo ou com uma base fraca

Mon Jan 20 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

sim, está correto

Mon Jan 20 2025
0 ❤️
Rachel's avatar
Rachel

Penso que um tema tão vasto como este necessita de um estudo pormenorizado de toda a palavra de Deus. Felizmente, há pessoas que já fizeram muito do trabalho árduo por nós. Posso recomendar-te o livro Bible Doctrine de Wayne Grudem, que é uma versão resumida da sua Systematic Theology. É mais fácil de ler do que pensas e é útil para nós no nosso estudo da Bíblia. Sem um estudo exaustivo, podemos acreditar em qualquer argumento que nos convenha, ou mesmo pensar que a palavra de Deus pode ser contraditória (o que não é o caso)

Mon Jan 20 2025
3 ❤️
Rachel's avatar
Rachel

@Rachel desculpa a gralha no fim - pode ser contraditório (o que não é o caso)

Mon Jan 20 2025
1 ❤️
Evelyn's avatar
Evelyn

@Rachel Olá Rachel, concordo com os teus comentários úteis. Que Deus te abençoe.

Sat Jan 25 2025
0 ❤️
Sylvanus's avatar
Sylvanus

Judas alguma vez foi salvo? Judas perdeu a sua salvação? Um cristão pode renunciar a Cristo e tornar-se satanista?

Mon Jan 20 2025
2 ❤️
Angel's avatar
Angel

Posso escrever o dia todo sobre este tema tão debatido, mas vou apenas dizer isto: isso não é uma escritura, e há muitas escrituras que provam que esta palavra é falsa. Só posso dizer: estuda para te mostrares aprovado perante Deus. Tem havido muita manipulação da palavra de Deus, porque as pessoas desejam fazer com que a palavra de Deus apazigúe o seu pecado. Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo Mateus 24:13.

Sun Jan 19 2025
2 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

Eu nunca te conheci 21 "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos me dirão: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome, não expulsamos demônios em teu nome e não fizemos muitos milagres em teu nome? 23 E então lhes direi: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade Por isso, não tomes a salvação como garantida

Sun Jan 19 2025
3 ❤️
Jackson's avatar
Jackson

@Yvette tens toda a razão. Se Jesus diz que não sabe quem tu és, isso significa que não estás salvo. Sim, podes perder a tua salvação. Se te disseres que não sabes quem és, significa que não estás salvo. É vital que mantenhas o óleo, a unção. Ninguém pode dar a outra pessoa o seu óleo, tu tens de ganhar o teu e mantê-lo. Caso contrário, não vais conseguir chegar ao fim. Caso contrário, não vais conseguir. Ele negar-te-á, porque tu O negaste, e não entrarás no reino dos céus.

Mon Jan 20 2025
2 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

Estou tão contente por podermos, como cristãos, ter estas discussões, porque precisamos de saber que somos salvos pela sua graça, porque ele nos ama mesmo quando desobedecemos, espera que nos alinhemos, mas se não o fizermos, não o fazemos!

Sun Jan 19 2025
1 ❤️
Rory's avatar
Rory

O que Deus começou, ele levará a bom termo... 1 Pedro Eu sou uma pessoa que deslizou durante algum tempo. Deus estava determinado a continuar a obra!

Sat Jan 18 2025
2 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Não podes perder a tua salvação. Jesus prometeu guardar-nos e Ele nunca falha.

Sat Jan 18 2025
3 ❤️
Yvette's avatar
Yvette

@Gustavo, a fidelidade dele não é uma questão, ele nunca falha, ele prometeu manter-nos, mas nós também temos que nos separar! Fica debaixo do abrigo do Altíssimo, se formos embora, ele não nos obriga, espera pacientemente que voltemos!

Sun Jan 19 2025
0 ❤️
Tonya's avatar
Tonya

Se alguém é salvo por Yeshua, Jesus Cristo, o Filho do Deus Todo-Poderoso ... então Ele redimiu essa pessoa pelo Seu sangue e perdoou todos os seus pecados. Ele é fiel para completar o que começou em nós, e o nosso Deus omnipotente e omnipresente está sempre connosco para nos guiar e segurar nas Suas mãos. Conhece o nosso princípio e o nosso fim. Por que Ele nos predestinaria e depois nos perderia? Penso que aqueles que "perdem a salvação/fé" rejeitam Deus deliberadamente, mas Ele sabia que o fariam, no entanto a Sua graça é suficiente.

Sat Jan 18 2025
1 ❤️
Harry's avatar
Harry

Nas epístolas de São Paulo: escreve assim: Fui salvo, estou a ser salvo e espero ser salvo no último julgamento

Fri Jan 17 2025
2 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Penso que se nos arrependermos verdadeiramente, estamos salvos, se depois nos desviarmos, estamos salvos, se nos afastarmos, estamos salvos, Deus está à espera que nos voltemos, e esperará o tempo que for preciso. Ouvi recentemente a história de um homem que se tornou cristão quando era jovem, mas que depois virou as costas. Anos mais tarde, ao morrer de cancro, sentiu a presença de Deus e, no seu leito de morte, voltou para Cristo. Portanto, há esperança para os irmãos e irmãs que se afastaram. Mas será que eles entregaram verdadeiramente a sua vida a Jesus?

Fri Jan 17 2025
3 ❤️
Evelyn's avatar
Evelyn

@Jacki Olá Jacki, Obrigado pelo teu post atencioso. Concordo que podemos recuar e que, se alguém é genuinamente um cristão nascido de novo, temos sempre o dom de Deus da salvação. É importante que não tomemos o Seu precioso dom da salvação como garantido.

Fri Jan 17 2025
2 ❤️
Jackson's avatar
Jackson

Deus quer que todos sejam salvos e, mesmo no teu leito de morte, dar-te-á uma última oportunidade de te arrependeres e de O aceitares no teu coração, para que Ele te receba em casa. No fim de tudo, a escolha continua a ser tua. A questão é que não sabemos quando vamos partir e nem mesmo se teremos essa última oportunidade de sermos salvos. A quem serves quando morreres é para onde vais. Não há "mas" nessa altura. Devemos estar atentos e vigilantes para a vinda de Cristo. Ele virá como um ladrão na noite.

Mon Jan 20 2025
1 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Como em qualquer relação, é preciso mantê-la. Deus convida-nos a fazer uma aliança com Ele e nós podemos escolher se aceitamos ou recusamos o convite. Se aceitarmos, temos de manter a aliança relacional com Ele. O casamento é um exemplo disto, os corações endurecidos levam ao divórcio, tal como os corações endurecidos podem afastar-nos de Deus. Podes perder a salvação se não mantiveres a tua relação com Jesus.

Fri Jan 17 2025
4 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Queria também acrescentar que também podes voltar a uma relação. A salvação está sempre disponível, mas também podemos afastá-la, perdendo-a assim. Deus nunca a tira de nós, nós é que a tiramos de nós próprios por não escolhermos manter Deus em primeiro lugar.

Sat Jan 18 2025
1 ❤️
Charlie's avatar
Charlie

@Oasis Bom dia querido Oasis, concordo mais com isso... obrigado por partilhares 🙏🏼

Sat Jan 18 2025
1 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Charlie Obrigado, Charlie :) Ainda bem que foste útil ☺️

Sat Jan 18 2025
0 ❤️
Raivo's avatar
Raivo

Sempre gostei do sermão de Davids Pawson sobre este assunto. Também escreveu um livro. Podes dar uma vista de olhos.

Thu Jan 16 2025
0 ❤️
Hil's avatar
Hil

Idem! 😊 Também estava a pensar no sermão do Pawson quando vi esta pergunta.

Fri Jan 17 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Eu não acredito que possas perder a tua salvação, mas podes voluntariamente perdê-la ou afastar-te dela. Há muitas Escrituras no NT que descrevem este facto. 1 Timóteo 4:1, Lucas 12:42-48, 2 Pedro 2:20-22, Hebreus 3:12, Romanos 11:22

Wed Jan 15 2025
7 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Troy E com base nessas Escrituras, uma vez salvo, sempre salvo é falso

Thu Jan 16 2025
5 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Exatamente 💯

Thu Jan 16 2025
3 ❤️
Miairis's avatar
Miairis

Concordo que uma vez salvo, sempre salvo é falso. NVI - Apocalipse 3:16 Portanto, porque és morno - nem quente nem frio - estou prestes a cuspir-te da minha boca. A tua vida é uma vida de amor e de arrependimento, mas, como qualquer relacionamento, requer trabalho e compromisso para viver a vida da maneira certa.

Sun Jan 19 2025
1 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Uma vez guardado, guardas sempre. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas seguem-me. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão-de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que as deu a Mim, é maior do que todos, e ninguém as pode arrebatar da mão de Meu Pai. Eu e o Meu Pai somos um ~ João 10:27-30

Wed Jan 15 2025
2 ❤️
Ajit's avatar
Ajit

@Koren-Marie sim, mas em João 12: 47 a 50 complementa-o com o seguinte: 47 "Se alguém ouvir as minhas palavras, mas não as guardar, eu não julgo essa pessoa. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as cumprir, eu não o julgo, pois não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. 48 Há um juiz para aquele que me rejeita e não aceita as minhas palavras; as mesmas palavras que eu disse hão-de condená-lo no último dia. 49 Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou mandou-me dizer tudo o que eu disse.

Sat Jan 18 2025
1 ❤️
Ajit's avatar
Ajit

50 Sei que a sua ordem te conduz à vida eterna. Por isso, o que eu disser é apenas o que o Pai me mandou dizer"

Sat Jan 18 2025
0 ❤️
Ajit's avatar
Ajit

Por isso, podemos perder a salvação se não seguirmos os seus ensinamentos. No entanto, se nos arrependermos verdadeiramente e seguirmos os seus ensinamentos, o Senhor perdoar-nos-á!

Sat Jan 18 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

mas Ele está a falar de "ouvintes da palavra, mas não praticantes" (como os fariseus), por isso acho que é uma questão de não estarem realmente salvos. Não acredito que possas ter o Espírito Santo e receber a salvação e viver confortavelmente uma vida de pecado sem convicção, sem te voltares para o Pai 🙏🏽❤️ Penso que, uma vez salvo, és Seu ❤️

Sat Jan 18 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Ajit há demasiados versículos para apoiar isso, e penso que tudo o resto é orientação sobre como viver no Seu amor - e se amas verdadeiramente Jesus, fá-lo-ás por defeito. Mas, no final do dia, quem sabe! Eu prezo a minha salvação e rezo para nunca a perder, mas simultaneamente vivo na paz e no conforto de que sou d'Ele para sempre e eternamente

Sat Jan 18 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Koren-Marie lose*

Sat Jan 18 2025
0 ❤️
Ajit's avatar
Ajit

@Koren-Marie, ele está a falar com os fariseus, não apenas com eles. Diz claramente: "Qualquer um" Todos nós nos desviamos, mas se nos arrependermos verdadeiramente, somos perdoados. É por isso que ele foi enviado para nos redimir e perdoar. Como ele disse ao apóstolo Pedro. Perdoa quando te pedirem, como o Pai celestial perdoa (parafraseando aqui Mateus 18:21-35). É assim que ele também o faz. Tens de te arrepender. Até a parábola do filho pródigo mostra isso...

Sat Jan 18 2025
0 ❤️
Ajit's avatar
Ajit

Há versículos que falam do seu rebanho que segue a sua palavra e que poderemos ver ou distinguir os seus seguidores pelas suas acções, não pelas palavras (parafraseando aqui também). Mateus 16,24-28 é o melhor que me ocorre, sendo o versículo 27 o mais destacado.

Sat Jan 18 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Ajit Concordo com tudo o que ambos dizem, mas isso não significa que possas perder a tua salvação - significa que aqueles que são praticantes e aqueles que O seguem estão salvos e sempre estarão. Se fores salvo, vais - por defeito - arrepender-te quando fizeres asneiras, porque depois dessa salvação e de receberes o Espírito Santo não podes viver em pecado

Tue Jan 21 2025
0 ❤️
Ajit's avatar
Ajit

@Koren-Marie, espero ter percebido a tua perspetiva. Creio que estás a dizer que, desde que optes por andar de acordo com os mandamentos do Senhor, embora caias por vezes (não intencionalmente) e te arrependas de todo o coração, serás salvo. Sem incluir a lista de advertências em que alguém escolhe pecar voluntariamente e acredita: "Vou apenas pedir perdão e serei salvo". Se é isto que queres dizer, então estamos na mesma página!✝️

Tue Jan 21 2025
0 ❤️
Angel's avatar
Angel

A chave para veres e ouvires é que o seu povo (as suas ovelhas) O segue, o que significa que permanece na sua vontade, na sua palavra e no seu caminho, é isso que os torna seus e os mantém nas suas mãos. O diabo não pode simplesmente arrebatar-nos, mas podemos saltar fora e escolher submetermo-nos a outra lei

Sun Jan 19 2025
0 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Angel @Ajit Concordo com tudo o que ambos dizem, mas isso não significa que possas perder a tua salvação - significa que aqueles que são praticantes e aqueles que O seguem estão salvos e sempre estarão. Se fores salvo, vais arrepender-te quando fizeres asneiras, porque depois da salvação e de receberes o Espírito Santo não podes viver em pecado

Tue Jan 21 2025
0 ❤️
Louise's avatar
Louise

1/2 Esta é apenas a minha opinião, mas NÃO. Se não te importas com a tua vida, não te importas com a tua vida. Mas Deus deu-nos o livre arbítrio para que possamos escolher seguir Cristo e sermos salvos. Mas se não nos afastarmos do pecado e dos caminhos do mundo, então seremos mantidos em cativeiro pelos pecados para os quais continuamos a correr. Temos de nos arrepender e Jesus salvar-nos-á. Jesus salva-me todos os dias, porque não falhamos todos?

Wed Jan 15 2025
8 ❤️
Louise's avatar
Louise

2/2 Se fores para uma zona perigosa e fores raptado e torturado. Clamas "Jesus, eu" e ele responde. Segues Jesus durante algum tempo, mas o caminho torna-se difícil e não é excitante... por isso, acabas por voltar a essa zona perigosa onde estão os raptores e eles voltam a torturar-te. Voltas a gritar, Jesus, salva-me, por favor, desculpa ter-te deixado. Já imaginaste se Jesus dissesse: "Já te salvei uma vez. Uma vez salvo, sempre salvo, certo? Graças a Deus, Jesus nunca diz isso e está ansioso por nos salvar

Wed Jan 15 2025
4 ❤️
Byran's avatar
Byran

concordo contigo

Wed Jan 15 2025
1 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Louise Concordo, gosto do teu exemplo

Thu Jan 16 2025
1 ❤️
Lydia's avatar
Lydia

@Louise estás a confundir ser salva de uma circunstância difícil com a salvação eterna. Sim, Deus está sempre a salvar-nos de situações difíceis, mas quando se trata de salvação eterna, como o nome indica, é eterna. Eterna. Que tipo de salvação eterna é essa que não dura para sempre?

Thu Jan 16 2025
0 ❤️
Louise's avatar
Louise

a salvação é um dom gratuito que nos salva do fogo do Inferno. Ainda assim, podes perder o Reino dos Céus, entregando-te ao pecado. Gálatas 5:21 diz "inveja, embriaguez, luxúria e outros pecados semelhantes a estes". Deixa-me dizer-te, MAIS UMA VEZ, que quem vive assim NÃO HERDARÁ o Reino de Deus" O preço que pagamos pelo pecado é a nossa salvação. Temos de nos arrepender.

Thu Jan 16 2025
1 ❤️
Charlie's avatar
Charlie

Obrigado, Luísa, pelos teus comentários originais, e esta é mais uma excelente resposta 🙏🏼 Adoro que Jesus NUNCA desista de nós... mesmo quando continuamos a cometer os mesmos erros estúpidos 🙏🏼❤🙌🏼

Sat Jan 18 2025
1 ❤️
Angel's avatar
Angel

@Louise porque o salário do pecado é a morte Romanos 6:23

Sun Jan 19 2025
0 ❤️
Taylor's avatar
Taylor

Posso dar-te uma resposta a uma pergunta diferente? Porque eu acho que a chave para encontrar uma boa resposta é aceitar que há perguntas maiores que resolvem as mais pequenas. Se acreditarmos verdadeiramente que Deus é bom, que nos ouve quando clamamos, se acreditarmos que não nos fechou as portas do céu com regras impossíveis ou confusas, então temos uma boa razão para confiar nele, independentemente das respostas às perguntas mais pequenas.

Wed Jan 15 2025
5 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

@Taylor sim.

Wed Jan 15 2025
1 ❤️
Leona's avatar
Leona

Jesus disse "vai e não peques mais"

Tue Jan 14 2025
2 ❤️
Quinn's avatar
Quinn

Olha para as Escrituras! Mateus 7:21-23 é uma resposta bastante clara. P.S. A tradução mais exacta das palavras de Jesus, "nunca te conheci", do original grego koiné seria "porque nem um só dia te reclamei como meu". Assim, toda esta profissão de fé, as obras, o serviço, a oração, etc., não são a forma de ser reclamado por Jesus. Lembra-te: há um caminho que parece direito aos homens, mas que no fim conduz à morte. O caminho é estreito, meus amigos, segue em fila indiana atrás de Cristo, nosso Senhor!

Tue Jan 14 2025
7 ❤️
Byran's avatar
Byran

Acredito que é possível afastares-te do Senhor. Apesar de não sermos salvos pelas nossas próprias obras, somos chamados a viver uma vida santa e santificada - não há forma de o contornar. As Escrituras apoiam esta verdade, embora muitos escolham não a ver, muitas vezes devido aos seus próprios desejos carnais ou à influência de falsos ensinamentos. O caminho para a vida é estreito.

Tue Jan 14 2025
7 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Aprendi sobre a Sua fidelidade e o Seu amor infalível em grande parte através da minha própria falta. Não podemos limitar a capacidade de Jesus para salvar através da nossa compreensão da mesma. Deus persegue-nos e enviou Jesus com um coração de misericórdia, sabendo que não podemos permanecer fiéis e que precisamos dele para nos defender... para que ninguém se possa gloriar pelas suas próprias obras. Este é o nosso Deus. Não acredito que o Deus que eu conheço O rejeite o pior dos pecadores (como eu).

Tue Jan 14 2025
1 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

*para defender

Tue Jan 14 2025
0 ❤️
Rob's avatar
Rob

Podemos argumentar de qualquer forma, mas a realidade é que não temos a certeza. Deus olha para o coração e a Sua vontade é que ninguém pereça - há tantas situações e circunstâncias difíceis, que não podemos aplicar uma teoria geral sobre quem está salvo e quem não está. Se realmente acreditamos que Deus ama as pessoas, então tenho de acreditar que Ele olha para as pessoas com compaixão (as pessoas que perderam a fé geralmente fizeram-no devido à dor), dando-lhes uma oportunidade de O aceitarem.

Tue Jan 14 2025
1 ❤️
Just Me Hayley's avatar
Just Me Hayley

Não, de acordo com a Bíblia, nós, como cristãos nascidos de novo, não podemos perder a nossa salvação e aqueles que nascem de novo recebem a vida eterna e que o plano de Deus não pode mudar, as Suas promessas não podem falhar e que a chamada de Deus não pode ser revogada. Aqueles que são verdadeiramente salvos permanecerão salvos até ao fim.

Tue Jan 14 2025
0 ❤️
Just Me Hayley's avatar
Just Me Hayley

No entanto, há quem diga que as pessoas podem recair (afastar-se) da sua fé em momentos de provação. Esses testes podem incluir lutas com a família, escolhas de estilo de vida ou outras dificuldades. Para garantir a salvação, as pessoas devem alimentar a sua fé através da oração, do estudo da Bíblia e da participação ativa na igreja.

Tue Jan 14 2025
0 ❤️
Just Me Hayley's avatar
Just Me Hayley

O termo "desviado" aparece no Antigo Testamento, referindo-se mais frequentemente ao povo de Israel. Eles se encaixam na categoria de "desviados" porque eram o povo de Deus em primeiro lugar. Nenhuma das outras nações pagãs foi alguma vez chamada de desviada.

Tue Jan 14 2025
0 ❤️
Just Me Hayley's avatar
Just Me Hayley

Uma das coisas mais confusas quando se fala de apostasia é que confundimos aqueles que apostatam com aqueles que nunca foram salvos. Para seres um apóstata, tens primeiro de ter uma verdadeira relação com Jesus Cristo - isto significa que tiveste uma verdadeira experiência de salvação. Muitas pessoas mostram sinais exteriores de salvação. Talvez comecem a ir à igreja ou até a servir no ministério, mas nunca experimentaram a salvação ou entraram num relacionamento pessoal com Jesus Cristo.

Tue Jan 14 2025
1 ❤️
Lydia's avatar
Lydia

Não tenho a certeza sobre isto. Sou hóspede de uma família que acredita firmemente que não podes e percebo a sua posição. Jesus diz que não perde nenhum dos que lhe são dados. E para aqueles que dizem que perdes a salvação quando perdes a fé, até João Batista perdeu a fé, mas penso que podemos concordar que ele não perdeu a sua salvação. Por isso, parece-me haver um bom argumento para isso. Além disso, a salvação não se ganha pelas obras, por isso como é que se pode perder pelas obras?

Tue Jan 14 2025
1 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Sim, podes, infelizmente. Por isso caímos, devemos esforçar-nos por ser como São Pedro e não como Judas Iscariotes 💪♥️✝️

Tue Jan 14 2025
2 ❤️
Anonymous's avatar
Anonymous

Quando*

Tue Jan 14 2025
0 ❤️